INFORMATIVO 02 DE MARÇO DE 2025


  • Descrição:

    SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO E DESPORTO

    -Mês de Aniversário do Município de Porto Mauá

    Dando início ao mês de março, a Administração Municipal, convida a população local e regional, para prestigiarem as ações e eventos que estão inseridos na programação alusiva aos 33 anos de Emancipação Político Administrativa de Porto Mauá. A programação se estende de 1 a 28 de março e contempla, palestras, ações educativas, entretenimento, esporte, confraternização e envolvem todos os setores do poder público. Convidamos para os primeiros eventos e ações da programação:

     

    1- MARÇO – CARNAVAL DE RUA COM TRIO ELÉTRICO

    18:00hs – ORLA DO RIO URUGUAI EM FRENTE AO PAVILHÃO; ATRAÇÕES: DJ LAUTY CASTRO, KAIKE RODRIGUES, JORGE AQUINO, GUI REDEL, DJ FERNANDO;

    (ORGANIZAÇÃO: MARINA MAUÁ E BLOCO SEM LIMITES);

     

                 5- MARÇO - DIVULGAÇÃO DA CAMPANHA “CIDADE LIMPA”, CAMPANHA 5 R’S E RECOLHIMENTO DE LIXO ELETRÔNICO

    MANHÃ E TARDE: UMEF FREI CANECA, UMEI PINGO DE GENTE, ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO ALMIRANTE TAMANDARÉ;

    (ORGANIZAÇÃO: SEC. MEIO AMBIENTE E SEC. EDUCAÇÃO);

     

     8- MARÇO - JANTAR DO DIA DA MULHER                                                                                          20:00hs - COMUNIDADE DE SÃO JORGE DO MAUÁ;

    (ORGANIZAÇÃO: EMATER E COM. SÃO JORGE DO MAUÁ);

    Para maiores informações sobre a programação, acesse o site da Prefeitura Municipal: www.portomaua.rs.gov.br.

     

    -REUNIÃO DE POSSE DA NOVA COORDENAÇÃO DA PREFECTURA NAVAL NA ARGENTINA.

    Terça feira, 26 de fevereiro, o Prefeito de Porto Mauá, Manico Dinon e o Vice-Prefeito André Zamberlan, acompanhados pelo Secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Areilton Carvalho, representante da ACI, Airton Bertol, Diretor da Empresa de Transportes Fluviais Edson Zamberlan e Diretor do Escritório Despachante Aduaneiro Vinícius Bertol, participaram da reunião de posse do novo coordenador da Prefectura Naval, Prefecto Pablo Alberto Schilling. A reunião aconteceu em Santa Rita, nas instalações da Prefectura Naval e contou também com a presença de representantes dos órgãos Aduaneiros Argentinos, ARCA, SENASA, MIGRACIONES, e PREFECTURA NAVAL. Além das boas vindas, na ocasião também foram tratados assuntos sobre: - A possível ampliação do horário de travessia das balsas; - Adequação da infraestrutura do Porto Internacional de Alba Posse; - Frequência de travessia das balsas e possível implantação do Sistema de Aduana Integrada, assuntos importantes para o Desenvolvimento Econômico, Social e Turístico da região, tanto para o Brasil, quanto para a Argentina.  

     

    SECRETARIA DE SAÚDE E DESENVOLVIMENTO SOCIAL

    Horário de funcionamento da Unidade Básica de Saúde:

    Manhã: 7h45min às 11h45min e Tarde: 13h30min às 17h30min

    ATENDIMENTO MÉDICO: -  A Dra. GABRIELA está atendendo na unidade nas segundas-feiras o dia todo, terças-feiras, na parte da manhã e sextas-feiras o dia todo. 

    - A Dra. Fernanda está atendendo de segunda a sexta-feira, por ordem de chegada e agendamento prévio.

    DENTISTA: O agendamento é feito por telefone nas segundas-feiras, a partir das 07h45min, emergências serão atendidas sem agendamento.

    PROGRAMA SAÚDE EM MOVIMENTO: a Secretaria de Saúde de Porto Mauá convida toda a população para participar das atividades do Programa Saúde em Movimento. O programa tem como objetivo promover o bem-estar e a qualidade de vida por meio de exercícios físicos, além de atendimento psicológico e nutricional.

    Atenção para o cronograma de atividades:

    - CAMPO ALEGRE: 11 de março, ás 14h30min, no Salão da Comunidade.

    - SETE DE SETEMBRO: 18 de março, ás 14h30min, no Salão da Comunidade.

    - RESERVA/RESEVINHA: 25 de março, ás 14h30min, no Salão da Comunidade.

    SAÚDE EM MOVIMENTO..... CUIDANDO DA NOSSA GENTE!

    MUTIRÃO CONTRA A DENGUE: convidamos a população para participar da ação de combate à dengue. Verifique seu quintal, descarte itens desnecessários e o caminhão da Secretaria de Obras fará o recolhimento do lixo nos dias 27 e 28 de março.

    Em caso de urgência durante a semana após as 17h30min ou nos finais de semana, entre em contato com os seguintes números:

    Plantão saúde 99971-0743 ou plantão motorista 99614-1279

     

    Departamento de Desenvolvimento Social

    - Celular do CRAS: O departamento de Desenvolvimento Social agora dispõe de um Celular (55) 999361269 para que você possa tirar dúvidas, consultar horários de funcionamento, confirmar presença dos técnicos no serviço para atendimento, além de questões relacionadas aos grupos.  ATENÇÃO: Solicitação de benefícios, inscrições nos programas e grupos seguem sendo presencial.

    - Atendimentos com Programa Bolsa Família e Cadastro Único: informamos que esse atendimento é presencial, sendo realizado nas terças e quintas – feiras, durante o dia todo. O responsável familiar tem que comparecer presencialmente com os documentos pessoais de todos que residem no domicilio e um talão de luz.

    - Grupos: quem ainda não realizou a inscrição para participar das oficinas do CRAS, pedimos que o faça até o próximo dia 10/03, com Fabiane, trazer junto documento pessoal.

    - Carteira de Identidade: o atendimento é realizado em Santa Rosa na sede do IGP de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, não necessitando agendamento para este serviço. Lembrando que certidão de nascimento/casamento precisa estar em bom estado de conservação (não pode estar rasgado, ou rasurado).

     

    SECRETARIA DE OBRAS, TRANSPORTES, URBANISMO E TRÂNSITO

    - Durante a semana foram realizados serviços de patrolamento das estradas de Itajubá, Três Bocas e Volta Grande, com cascalhamento e compactação, melhorias nas entradas dos moradores, podas de galhos que atrapalham no acesso a estrada, limpeza de bueiros, limpeza dos passeios e praças do município, consertos na rede de água potável e manutenção nas bombas de água.

    - Também está sendo feita a padronização das lixeiras da sede do município.

    - Iniciamos na última sexta-feira a troca de iluminação pública da sede do município, São José do Mauá e Campo Alegre por lâmpadas leds.

    - Informamos que o recolhimento do lixo no interior será nos dias 27 e 28 de março.

    SECRETARIA DE AGRICULTURA 

    Revisão de bloco de produtor rural: o prazo para revisão anual encerra no final do mês de março. Para revisão anual é necessário que estejam no bloco todas as notas e contra notas emitidas no ano de 2024. Deverão ser apresentados todos os blocos que estejam em uso.

     

    INSPETORIA VETERINÁRIA

    Vacina da Brucelose e Tuberculose: os produtores de bovinos de leite e de corte, que tiverem terneiras, com idade de 3 a 8 meses, deverão vacinar estes animais para Brucelose. Quem não manter em dia, não conseguirá realizar vendas ou compras de bovinos até a sua regularização.

     

    Declaração anual de rebanho: este ano a declaração anual de rebanho tem seu início no dia 1º de abril indo até o dia 30 de junho.

     

    SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA

    A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9.394/96, prevê o direito ao transporte escolar para os alunos da rede pública. O transporte escolar é um dever do Estado e dos municípios.

    A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) garante o direito ao transporte escolar para estudantes com deficiência. A legislação brasileira também prevê que o transporte escolar para esses estudantes seja acessível.

    O transporte escolar é obrigatório para a educação básica, que vai dos 4 aos 17 anos, é uma forma de facilitar o acesso à educação.

    O transporte escolar é exclusivo para os alunos, sendo assim proibida a “carona”.

    ASSESSORIA DE PLANEJAMENTO

    FEIRA BRASILEIRA DO VAREJO - POA

    O município de Porto Mauá recebeu apoio através do SEBRAE RS e SINDILOJAS junto a FIERGS para a participação na FEIRA DO VAREJO que acontecerá em maio em Porto Alegre. Desta forma, a fim de beneficiar empreendedores de municípios vizinhos, foram feitas a disponibilização de 20 vagas para Porto Mauá, 10 para o município de Novo Machado e 10 vagas para o município de Tuparendi.

     Diante da proposta do SEBRAE em disponibilizar GRATUITAMENTE um ônibus de 40 lugares e de 50% de auxílio para o valor da inscrição, decidiu-se em reservar o dia 22 de maio do corrente ano, para esta participação, diante dos temas que fazem conexão com a realidade de nossos municípios.

     Desta forma, empreendedores e potenciais empreendedores dos municípios serão convidados a fazer parte deste grupo para participar e acompanhar um dia desta importante Feira Brasileira do Varejo que possui como objetivo principal a busca de conhecimento e o desenvolvimento da capacidade de empreender as pessoas ligadas ao comércio, indústria e serviços. Rodadas de negócios, e as diferentes tendências atuais dos negócios.

    Para maiores informações os interessados podem buscar informações com a ACI, Prefeitura e Emater que estarão empreendendo esforços em buscar interessados na participação deste importante evento!

    PORTO MAUÁ BUSCA SOLUÇÕES INTELIGENTES PARA O MEIO AMBIENTE!

    Nesta semana, secretários e assessores ligados as pastas, da Educação, Meio Ambiente, Agricultura, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Planejamento, receberam a visita de integrantes da Cooperativa de Trabalho Educacional Cooperconcórdia Ltda de Santa Rosa, que fizeram uma ampla exposição dos projetos e ações que a Cooperativa desenvolve em diversas áreas.

    A apresentação dos projetos liderados pelas professoras e técnicas Raquel, Marisa e Carine do COOPERCONCÓRDIA, deram a noção do quanto o município pode crescer, aproveitando a expertise do trabalho que é realizado pela instituição.

    Concluída a reunião, a instituição irá fazer a proposta em cima dos interesses elencados pelo grupo, principalmente na área da educação e do meio ambiente.

    “Somos um município turístico e no futuro pretendemos ser espelho para muitos em projetos ambientais que levem a cultura do respeito com o meio ambiente! ”