INFORMATIVO 02 DE FEVEREIRO DE 2025


  • Descrição:

    INFORMATIVO MUNICIPAL

    02 de fevereiro de 2025

     

    SECRETARIA DE OBRAS, TRANSPORTES, URBANISMO E TRÂNSITO

    Durante a semana foram realizadas diversas obras em vias públicas, melhorias no acesso do Pier 20, Cascalhamento no Porto das barcas, terraplanagem e cascalhamento nas instalações da MAXBEM, aterro do alicerce com cargas de terra nas obras do Mauá Free Shop, além dos serviços de contratos, como melhorias em propriedades, limpeza de bebedouros e açudes, terraplanagem, abertura de fossas, manutenção na rede de água potável e outros contratos em parceria com a Secretaria de Agricultura. Também foram realizados vários consertos e trocas de lâmpadas em pontos na iluminação pública do município.

    Em virtude de diversos veículos e equipamentos precisarem de manutenções e reparos e também ao fato de diversos servidores estarem em período de férias, podem ocorrer alguns atrasos na prestação dos serviços. Pedimos a compreensão da população, pois em breve tudo voltará ao normal.

    A Secretaria possui sistema de plantão para casos de urgência relacionados à rede de água, nos finais de semana. O responsável é o Diretor de Urbanismo Oziel Mapeli, fone n° (55) 99665 – 2410.

    Dias de Recolhimento

    Nas comunidades de São José do Mauá e Campo Alegre será recolhido o lixo seco nas quartas-feiras pela manhã e o lixo orgânico nas sextas-feiras pela manhã.

    Já na sede do município o lixo seco será recolhido nas quartas-feiras pela manhã e o lixo orgânico será recolhido nas segundas, quartas e sextas-feiras.

    Nos balneários o recolhimento é feito nas segundas-feiras.

    Faça a sua parte, separe o lixo de forma consciente.

     

     SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO E DESPORTO

    - Durante a semana, a Secretaria realizou manutenção no Recinto Alfandegado, em toda orla, complexo desportivo; foi dado continuidade aos trabalhos de poda e corte de grama no Parque de Eventos e foi realizada a pintura dos meio fios nas ruas da cidade.

    -PREPARATIVOS PARA A 94° FESTA DOS NAVEGANTES

    Objetivando bem receber os devotos, turistas e visitantes, durante a passagem da 94° edição da Festa dos Navegantes que acontecerá no dia de hoje, foi realizada limpeza interna, cascalhamento, compactação, corte de grama entre outras melhorias.

    -CAPACITAÇÃO PARA ATENDIMENTO AOS TURISTAS

    Na noite de terça-feira, 28 de janeiro, aconteceu um importante evento de capacitação voltado ao atendimento de turistas, ministrado, pela Turismóloga e Coordenadora Regional de Turismo da Associação dos Municípios do Grande Santa Rosa, Roseli Rost. O objetivo do encontro foi aprimorar a abordagem e a postura dos trabalhadores que lidam diariamente com visitantes que entram e saem do país.

    -CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTEBOL SETE

    Na última quinta-feira, 30 de janeiro, o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Desporto, esteve reunido com o CMD (Conselho Municipal de Desporto) e representantes de equipes que irão participar do Campeonato Municipal de Futebol Sete 2025. Na ocasião foram abordados assuntos como, revisão do regulamento, campos que sediarão os jogos, arbitragem e recebimento das fichas de inscrições. O Campeonato Municipal de Futebol Sete, previsto para iniciar dia 22 de fevereiro de 2025, nas categorias, Livre, Feminino e Veterano.

    -TORNEIO DE PESCA ESPORTIVA EM PORTO MAUÁ

    Na manhã da quinta-feira, 30 de janeiro, estiveram reunidos com o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Desporto, Arielton Carvalho, representantes da Ar Guns, Giovani Marostega, Juliano Molinari e Renato Zamin, para tratarem assuntos relacionados ao Torneio de Pesca Esportiva, que está previsto para acontecer dias 12 e 13 de abril em Porto Mauá, ocasião em que será realizada gravação de Programa de TV e irá ao ar em data posteriormente divulgada.

    -HORÁRIO DE UTILIZAÇÃO DOS BANHEIROS DO CENTRO DE ATENÇÃO AO TURISTA.

    Informamos a população local, turistas e visitantes, que o horário de utilização dos banheiros do CAT, Centro de Atenção ao Turista, junto ao Porto Internacional está sendo ampliado aos finais de semana e feriados no período de verão, sendo das 6 da manhã, às 21 horas, para bem atender o público.

     

    SECRETARIA DE SAÚDE E DESENVOLVIMENTO SOCIAL

    ATENÇÃO: a partir de amanhã, 03 de fevereiro, fica alterado o horário de funcionamento da Unidade Básica de Saúde:

    Manhã: 7h45min às 11h45min e Tarde: 13h30min às 17h30min

    ATENDIMENTO MÉDICO: Nesta segunda-feira, inicia suas atividades na Unidade Básica, a Dra. Fernanda Schimitz que atenderá de segunda a sexta-feira, por ordem de chegada e agendamento prévio.

    DENTISTA: o agendamento para dentista é feito todas as segundas-feiras, a partir das 7h45min.Emergências serão atendidas sem agendamentos.

    COMBATE À DENGUE: Pedimos a compreensão e colaboração dos munícipes que estejam sempre em alerta, revisem seus quintais e eliminem todos os reservatórios que possam acumular água: Caixas com água da chuva, pneus, potes, garrafas, pratos de plantas...A dengue é um problema de todos. Faça a sua parte, não deixe o mosquito criar asas!

    Departamento de Assistência Social

    - Celular do CRAS: O departamento de Assistência Social agora dispõe de um Celular (55) 999361269 para que você possa tirar dúvidas, consultar horários de funcionamento, confirmar presença dos técnicos no serviço para atendimento, além de questões relacionadas aos grupos.  ATENÇÃO: Solicitação de benefícios, inscrições nos programas e grupos seguem sendo presencial.

    - Atendimentos com Programa Bolsa Família e Cadastro Único: Muitos beneficiários do Bolsa Família estão com benefício bloqueado/suspenso. Precisando realizar atualização cadastral, informamos que esse atendimento é presencial, sendo realizado nas terças e quintas – feiras, durante o dia todo. O responsável familiar tem que comparecer presencialmente com os documentos pessoais de todos que residem no domicilio e um talão de luz.

    - Grupos: Informamos que estamos realizando inscrições para participar dos Grupos do CRAS, as inscrições são realizadas de segunda a sexta-feira, com Fabiane. São necessários documentos de Identidade e CPF. Dispomos de Grupos para PCDs, Crianças a partir dos 7 anos, Jovens e Mulheres. Aquelas que participam dos grupos nas comunidades do interior, também precisam realizar a inscrição.

    SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA

                Na segunda-feira, 03 de fevereiro, os professores retornam à escola, para palestras, formação continuada, organização do ambiente escolar e planejamentos.

    Informamos todos os pais e alunos que o início do ano letivo será no dia 10 de fevereiro.

    Convidamos todos os pais dos alunos do Centro Municipal de Ensino Fundamental Porto Mauá, para participar de uma importante reunião de planejamento escolar.

    A reunião com os pais dos alunos da Unidade Escolar de Educação Infantil Pingo de Gente, será na quinta-feira, 6 de fevereiro.

    A reunião com os pais dos alunos da Unidade Escolar de Ensino Fundamental Frei Caneca, será na sexta-feira, 7 de fevereiro.

    Ambas as reuniões iniciam às 19h30min, tendo como local o Pavilhão da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes.

    Em relação ao Transporte Escolar, serão mantidas as mesmas linhas que transitavam pelo município, podendo ocorrer mudanças nos horários. No decorrer da primeira semana de aula todos serão comunicados.

    ASSESSORIA DE PLANEJAMENTO

                No transcorrer desta semana foi realizado o cadastro e encaminhamento do projeto junto a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, demonstrando o interesse do Município para Convênio com o Estado para a Recuperação de Estradas, no valor de aproximadamente 300 mil reais.

                Encaminhada documentação para a segunda fase do Programa Avançar Poços, após a realização de projeto para a perfuração de mais um poço artesiano junto à comunidade de Campo Alegre. 

    Nesta sexta-feira, o Prefeito Carlos Cesar Dinon recebeu em seu gabinete integrantes da Patronagem do CTG Balseiros do Rio Uruguai para tratar referente demanda de emenda do Deputado Osmar Terra para a Construção de um Centro de Tradições Gaúchas. Demanda que data do ano de 2023 e está disponível para ser investida em projeto da área da Cultura. Após avaliação foi decidido a verificação de área para o investimento e a execução do projeto.


    SECRETARIA DE AGRICULTURA

    Bloco para resumo: quando o seu bloco estiver com todas as notas preenchidas, deverá ser levado na Secretaria da Agricultura para realizar o resumo do mesmo, para isto ocorrer, deverá conter todas as respectivas contra notas. Para retirada de bloco novo, é obrigatório apresentar o bloco que havia sido retirado anteriormente, caso não efetuar a entrega deste no prazo de 90 dias, haverá o cancelamento da emissão de novos talonários, causando transtornos indesejáveis, pois os blocos estão levando em torno de 30 dias para chegarem, portanto, mantenha em dia os seus blocos e o cadastro do bloco. Nos blocos que está escrito na capa completo, estes não precisarão ser apresentados. Para revisão anual é necessário que estejam no bloco todas as notas e contra notas emitidas no ano de 2024, deverão ser apresentados todos os blocos que estejam em uso.

     

    Contratos para serviços de máquinas: quem necessitar de serviços de máquinas, terá que primeiramente fazer o contrato junto à Secretaria de Agricultura, para posteriormente serem efetuados os serviços.

     

    Reserva de alevinos: está aberta a reserva de alevinos, junto à Secretaria de Agricultura. Estão disponíveis todas as variedades, tais como: carpas (capim, cabeça-grande, prateada, húngaras espelho e escamada), piava, pacu, jundiá, carpa colorida, grumatâ, tilápia, surubi, dourado, piracanjuba, trairão e cascudo.