INFORMATIVO 26 DE JANEIRO DE 2025
Descrição:
INFORMATIVO MUNICIPAL
26 de Janeiro de 2025
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO E DESPORTO
- Na semana que passou, a Secretaria realizou a manutenção, com corte de grama, poda, dessecação de inço e varreduras, no Recinto Alfandegado, na orla e complexo desportivo; também foi dada continuidade aos trabalhos de poda e corte de grama, paralelo a ERS 344, defronte ao Parque de Eventos, assim como corte de grama com trator na parte interna do parque. Também foi dado início a pintura dos meio fios nas ruas da cidade.
Realizamos também a LIMPEZA E ORGANIZAÇÃO DO GINÁSIO MUNICIPAL DE ESPORTES, com o objetivo de oferecer melhores condições de uso aos munícipes que fazem uso do mesmo, bem como, corte de grama, poda e limpeza na parte externa.
-PREPARATIVOS PARA A 94° DOS NAVEGANTES
A Administração Municipal de Porto Mauá, através das Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Desporto e Obras, Transporte, Urbanismo e Trânsito, juntamente com a Comunidade Católica, está em trabalho intenso, cuidando das melhorias no local onde se realiza a Festa dos Navegantes, neste ano em sua 94° edição, que acontecerá domingo, 2 de fevereiro. Entre as melhorias, está sendo feita a limpeza e pintura interna do pavilhão, cozinha e banheiros, limpeza das bocas de lobo, nivelamento do terreno em frente ao pavilhão, instalação de pontos de energia, poda, colocação de mais lixeiras e pinturas de meio fio. Tudo isso para bem atender a população local, os devotos, turistas e visitantes.
-VISITA DO COORDENADOR REGIONAL DA DEFESA CIVIL
Na tarde de segunda-feira, 20 de janeiro de 2025, recebemos a visita do novo Coordenador da Defesa Civil Regional 5, Major Silvano e seu Assessor Sgt Nagel, ambos da Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil (CREPDEC), de Santo Ângelo, que atende 60 municípios, da região. A visita, teve como objetivo, apresentação do novo Coordenador Regional, sobre situação atual do Município neste período de estiagem, também sobre o Plano Municipal de Contingência, nova Coordenação e Conselho Municipal de Defesa Civil e projetos a serem cadastrados pelo Município junto ao Estado.
- TRANSPORTE PARA FESTA DE NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES
A empresa Agaltur Turismo/Unigal, estará disponibilizando uma linha de ônibus, no dia 02 de fevereiro, para pessoas interessadas em prestigiar a 94° FESTA DE NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES. O ônibus sairá da rodoviária de Santa Rosa com destino a Porto Mauá às 7 horas, e retornará às 17h15min.
Informações e reservas pelo telefone 55 3512 -5115
Whatsapp 55 9 9962-1032-RODEIO CRIOULO DE PORTO MAUÁ
Estiveram reunidos com o Prefeito Manico, os representantes do Piquete XV de Novembro de Porto Mauá, Adilson Dacas, Gabriela Dacas e Cristiano Marin, a patroa do CTG Balseiros do Rio Uruguai, Marisete Schallenberger e o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Desporto Arielton Carvalho, para tratarem de assuntos relacionados ao Rodeio Crioulo que será realizado nos dias 4, 5 e 6 de abril no Parque Municipal de Eventos de Porto Mauá, com participação de piquetes de toda região Norte do Estado.
-CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTEBOL SETE
Na última terça-feira, o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Desporto, esteve reunido com o CMD (Conselho Municipal de Desporto) e representantes de equipes que irão participar do Campeonato Municipal de Futebol Sete 2025. Na ocasião foram abordados assuntos como, revisão do regulamento, campos que sediarão os jogos, arbitragem e entrega das fichas de inscrições às equipes. Vale lembrar: Equipes e Comunidades interessadas em participar do Campeonato Municipal de Futebol Sete, previsto para iniciar dia 22 de fevereiro, que haverá nova reunião preparatória e para devolução das fichas de inscrições, na quinta-feira, 30 de janeiro, às 14 horas na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Desporto, junto ao Recinto Alfandegado.
SECRETARIA DE OBRAS, TRANSPORTES, URBANISMO E TRÂNSITO
Na semana que passou foram realizadas diversas obras em vias públicas, terraplanagem e cascalhamento nas instalações da empresa MAXBEM e outras construções. Também foram executadas melhorias no porto, facilitando o acesso ao Restaurante Flutuante. Foram realizadas manutenções na rede de água potável e outros contratos em parceria com a Secretaria da Agricultura.
A Secretaria possui sistema de plantão para casos de urgência relacionados à rede de água, nos finais de semana. O responsável é o Diretor de Urbanismo Oziel Mapeli, fone n° (55) 9665 – 2410.
Recolhimento de lixo
A Secretaria de Obras, Transportes, Urbanismo e Trânsito, em conjunto com a Secretaria de Pedimos para que a população continue fazendo de forma consciente a separação do lixo orgânico e seco e a destinação em horários pré-estabelecidos. A devida separação favorece o melhor destino do lixo.
Dias de Recolhimento
Nas comunidades de São José do Mauá e Campo Alegre será recolhido o lixo seco nas quartas-feiras pela manhã e o lixo orgânico nas sextas-feiras pela manhã.
Já na sede do município o lixo seco será recolhido nas quartas-feiras pela manhã e o lixo orgânico será recolhido nas segundas, quartas e sextas-feiras.
Nos balneários o recolhimento é feito nas segundas-feiras.
Faça a sua parte, separe o lixo de forma consciente.
ASSESSORIA DE PLANEJAMENTO
Tendo em vista a nova equipe administrativa que se instalou no município, liderada pelo Prefeito Carlos Cesar Dinon, o setor de planejamento está em fase de levantamentos, diagnostico da realidade existente, para desenvolver estratégias a fim de direcionar as ações para o futuro desejado para o Município de Porto Mauá.
Assim sendo, neste momento, em conjunto com as demais Secretarias está trabalhando no levantamento dos projetos existentes e em andamento no município.
Desta forma, observa-se que há projetos que não foram dados os devidos encaminhamentos, sendo que do Orçamento do Estado há projetos que datam do ano de 2018, 2019 e demais exercícios. Desta forma, a atual administração está trabalhando na adequação dos mesmos, para a verificação da possibilidade do município ainda poder receber os recursos destinados através das diversas demandas.
Motivo este, da necessidade de a Câmara de Vereadores ter sido, mais uma vez convocada para aprovar dotações orçamentárias para compor a documentação necessária a ser enviada. Outros projetos com sua execução inconclusa, que da mesma forma estão sendo atualizados para os devidos andamentos e conclusão das obras.
SECRETARIA DE AGRICULTURA
Contratos para serviços de máquinas: quem necessitar de serviços de máquinas, terá que primeiramente fazer o contrato junto à Secretaria de Agricultura, para posteriormente serem efetuados os serviços.
Reserva de alevinos: foi reaberta a nova reserva de alevinos, com entrega da remessa no dia 26 de fevereiro. Estão disponíveis todas as espécies.
Mudas frutíferas: estamos fazendo encomendas de mudas frutíferas dos Viveiros Weber de Crissiumal e Kowaleski de Ijuí. Os preços variam de acordo com a espécie, sendo que a primeira remessa virá no dia 05 de junho.
Programa Estadual de Irrigação: buscando alternativas para amenizar os efeitos da estiagem, o Governo Estadual lançou o Programa de Irrigação “Avançar”, sendo que o mesmo visa atender produtores rurais (pessoa física), beneficiando projetos de implantação ou ampliação de sistemas de irrigação (aspersão, localizada ou por sulcos); além da construção, adequação ou ampliação de reservatórios de água, para os agricultores interessados. Maiores informações, entrar em contato com a Secretaria de Agricultura.
Revisão de bloco de produtor rural: está em andamento a revisão anual dos blocos de produtor rural, junto à Secretaria da Agricultura. Para revisão anual é necessário que estejam no bloco todas as notas e contra notas emitidas no ano de 2024. A não apresentação dos blocos implicará no cancelamento da sua inscrição de produtor rural. Desde o ano de 2009, já houve mais de 500 cancelamentos de cadastros de produtor rural. Nos blocos que está escrito na capa completo, estes não precisarão ser apresentados, deverão ser apresentados todos os blocos que estejam em uso.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA
No último dia 20, encerraram as inscrições do processo seletivo para Professor de Ensino Fundamental e Educação Infantil. A lista de inscritos final e pontuação preliminar se encontra disponível no site do município.
Informamos todos os pais e alunos que o início do ano letivo será no dia 10 de fevereiro.
Segue a seguir, horário de funcionamento das escolas:
Unidade Pingo de Gente: Manhã: 7h15min às 11h30min – Tarde: 13h15min às 17h30min
Unidade Frei Caneca: Manhã: 7h40min às 11h40min- Tarde: 13h15min às 17h15min.
SECRETARIA DE SAÚDE E DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Os horários de atendimento da Unidade de Saúde:
Manhã: 07h45min às 11h45min e Tarde: 13h às 17h
CONSULTAS: As consultas na Unidade de Saúde, serão por critério de avaliação da equipe de enfermagem nos primeiros horários da manhã (07:45h) e da tarde (13:00h) onde farão o encaminhamento para atendimento ou agendamento.
Pacientes IDOSOS deverão ter acompanhamento familiar nas consultas e exames.
ATENDIMENTO MÉDICO: Horário de Atendimento da Dra. Andressa
Segundas, terças e quintas-feiras: Dia todo
Sextas-feiras: Manhã
Nas duas últimas sextas-feiras do mês: Atendimento também à tarde com agendamento prévio.
DENTISTA: Agendamento por telefone nas segundas-feiras, a partir das 07h45min, emergências serão atendidas sem agendamentos.
FARMÁCIA: As liberações de medicações na farmácia da unidade, serão feitas somente com receituário atualizada, quando necessitar de renovação, vir até a unidade para solicitar novo receituário antes que suas medicações acabem, para que não ocorra problemas.
VACINAÇÃO: Para a realização das vacinas, é importante antes de se dirigir até a Unidade de Saúde, ligar para garantir que você tenha as informações sobre os horários de vacinação. Os responsáveis devem ligar para agendar as vacinas de 9 meses, 01 ano, 1 ano e 3 meses e de 04 anos. As demais vacinas do calendário serão aplicadas todos os dias.
COMBATE À DENGUE: Pedimos a compreensão e colaboração dos munícipes que estejam sempre em alerta, revisem seus quintais e eliminem todos os reservatórios que possam acumular água: Caixas com água da chuva, pneus, potes, garrafas, pratos de plantas...A dengue é um problema de todos. Faça a sua parte, não deixe o mosquito criar asas!