INFORMATIVO 19 DE JANEIRO DE 2025
Descrição:
INFORMATIVO MUNICIPAL
19 de Janeiro de 2025
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO E DESPORTO
- Nesta semana, a Secretaria realizou a manutenção da praça central do município, ajardinamento e pinturas na rótula de acesso principal a cidade, além da manutenção em toda orla, complexo desportivo e área do Recinto Alfandegado; também foi dado início aos trabalhos de poda e corte de grama, paralelo a ERS 344, defronte ao Parque de Eventos, onde se estenderá, até o outdoor de entrada do município.
- ENCONTRO DE MOTORHOME EM PORTO MAUÁ
De 31 de janeiro a 2 de fevereiro, estará acontecendo o 14° Encontro de Motorhome, organizado pelo Grupo de Motorhome Fundo da Grota da Região Noroeste, em parceria com a Administração Municipal. O evento será realizado no Recinto Alfandegado e contará com a participação de mais de 40 Motorhomes, de outras regiões do Estado e além do lazer, da confraternização, da música, da troca de experiências, o evento marca a participação do grupo na 94° FESTA DE NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES.
- PARCERIAS PARA A CULTURA E ESPORTE
Na quarta-feira, 16 de janeiro, o prefeito Manico e o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Desporto, Arielton Carvalho, estiveram reunidos com o Diretor do SESC Santa Rosa, Edson Flores de Campos e o professor Rogério Bubans, para tratar de projetos relacionados a parceria do Município de Porto Mauá e SESC, na área da cultura, esporte, ferramentas aliadas na busca por mais inclusão e transformação social.
- EMPREENDEDORISMO, OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO.
A exemplo de tantos outros empreendimentos que já estão consolidados no município, Porto Mauá agora conta com CHALÉ DO RIO, do empresário Fernando Ribas, que esteve nesta quarta-feira, em reunião na Secretaria, apresentando o Alvará de Localização das instalações da nova hospedaria que fica localizada no loteamento em direção à Barra do Santo Cristo. Na ocasião também ficou acordado o interesse do empresário, em empreender em outros setores do comércio local ainda neste ano de 2025.
- REUNIÃO COM A BRIGADA MILITAR
Reuniram-se na terça-feira, 14 de janeiro, no gabinete do executivo municipal, o prefeito Manico Dinon, o comandante da Brigada Militar, Sgt Basso, acompanhado do Soldado Meneguini e o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Desporto, Arielton Carvalho, com a finalidade de tratar assuntos referentes ao controle na fila do porto, estacionamento na área da orla às margens do rio Uruguai (prolongamento da ERS 344), e demais estacionamentos próximos à Rua Uruguai, placas de sinalização, faixas de segurança, abordagens por parte da Brigada Militar e dos integrantes da Operação Golfinho a condutores de veículos e motocicletas, e também sobre uma maior orientação e organização da fila para efetuar a travessia de balsa, levando-se em conta que nesta época do ano o movimento de pedestres e veículos triplica em nosso município, tanto para travessia quanto para veraneio e estadia na orla do Rio, além de tratar de assuntos de orientação e segurança durante a tradicional Festa de Nossa Senhora dos Navegantes. A importância desta reunião vem ao encontro de bem atender os veranistas, os turistas que utilizam o porto internacional, os turistas visitantes da orla e a população porto-mauense do interior e da cidade pelos órgãos acima citados.
- ESPORTE E INTEGRAÇÃO
Na terça-feira, aconteceu reunião entre o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Desporto Arielton Carvalho, Elizandro Souza e o Diretor de Esportes de Tuparendi, Beto Farias. Na ocasião foi dado início a preparação da COPA INTEGRAÇÂO, que será realizada entre Tuparendi e Porto Mauá, prevista para os meses de abril/maio, onde participarão as equipes campeãs de cada município nas modalidades: Futebol Sete, Bocha, Vôlei e Futsal. Maiores informações a Secretaria estarão sendo repassadas nos próximos dias.
- CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTEBOL SETE
Reforçamos o convite para as Equipes e Comunidades interessadas em participar do Campeonato Municipal de Futebol Sete, previsto para iniciar dia 22 de fevereiro. Informamos que haverá reunião preparatória entre a Secretaria, CMD e equipes, na terça-feira, 21 de janeiro, às 14 horas na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Desporto, junto ao Recinto Alfandegado.
SECRETARIA DE AGRICULTURA
Contratos para serviços de máquinas: quem necessitar de serviços de máquinas, terá que primeiramente fazer o contrato, junto à Secretaria de Agricultura, para posteriormente serem efetuados os serviços.
Chegada dos alevinos: na próxima quarta-feira, dia 22, às 8h30min, junto à Secretaria de Agricultura, estarão disponíveis os alevinos que foram reservados. Não esqueça, antes de efetuar a soltura, deixe a embalagem com os alevinos entre 20 a 30 minutos em cima da água do açude, após realize a soltura lentamente, misturando aos poucos a água da embalagem e do açude, para evitar o choque térmico e a conseqüente morte dos alevinos.
Mudas frutíferas: estamos fazendo encomendas de mudas frutíferas dos Viveiros Weber de Crissiumal e Kowaleski de Ijuí. Os preços variam de acordo com a espécie, sendo que a primeira remessa virá no dia 05 de junho.
Revisão de bloco de produtor rural: está em andamento a revisão anual dos blocos de produtor rural, junto à Secretaria da Agricultura. Para revisão anual é necessário que estejam no bloco todas as notas e contra notas emitidas no ano de 2024. A não apresentação dos blocos implicará no cancelamento da sua inscrição de produtor rural. Desde o ano de 2009, já houve mais de 500 cancelamentos de cadastros de produtor rural. Nos blocos que está escrito na capa completo, estes não precisarão ser apresentados, deverão ser apresentados todos os blocos que estejam em uso.
Programa Estadual de Irrigação: o governo Estadual lançou o Programa de Irrigação “Avançar”, para evitar períodos de estiagem, para produtores rurais, pessoas físicas, que implantarem ou ampliarem sistemas de irrigação, tais como: aspersão, localizada ou sulcos, e realizarem a construção, adequação ou ampliação de reservatórios de água, neste último caso, obrigatoriamente, para fins de irrigação com projetos financiados por instituições oficiais de crédito ou por recursos próprios, maiores informações junto à Secretaria de Agricultura.
JUNTA MILITAR
Alistamento Militar de 2025: jovem, se você completou ou irá completar 18 anos neste ano de 2025, ou seja, nasceu no ano de 2007, chegou a sua vez de realizar o Alistamento Militar, compareça à Junta Militar munido da Carteira de Identidade e CPF, também poderá ser feito em qualquer computador ou celular que tenha internet, pelo site www.alistamento.eb.mil.br O prazo encerra dia 30 de junho. O alistamento na Junta Militar de Porto Mauá é efetuado de segunda a sexta-feira, em horário de expediente.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA
- Iniciaram na última quarta-feira, 15 de janeiro, as inscrições para o processo seletivo 01/2025, para as funções de professor de Educação infantil e Fundamental. As inscrições encerram na próxima segunda-feira, dia 20.
- A Diretora já se encontra na Escola Frei Caneca, e está disponível para qualquer informação pertinente ao ambiente escolar;
- Quanto ao transporte escolar para quem irá fazer curso técnico em outras cidades, favor procurar a secretaria de Educação e Cultura, para preenchimento de ficha de inscrição, munidos de documento com foto, CPF, comprovante de residência e comprovante de matrícula.
- Os professores da rede municipal de ensino estarão voltando às atividades no dia 03 de fevereiro, para reuniões, formação pedagógica e organização de salas e turmas. Lembrando que o início do ano letivo será no dia 10 de fevereiro.
- Comunicamos as famílias que desejam realizar nova matrícula, que a secretária da escola estará retornando de férias no dia 17 de janeiro.
SECRETARIA DE SAÚDE E DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Os horários de atendimento da Unidade de Saúde:
Manhã: 07:45h às 11:45h e Tarde: 13:00h às 17:00h
ATENDIMENTO MÉDICO
CONSULTAS: As consultas na Unidade de Saúde, serão realizadas por critério de avaliação da equipe de enfermagem nos primeiros horários da manhã (07:45h) e da tarde (13:00h) onde farão o encaminhamento para atendimento ou agendamento.
Pacientes IDOSOS deverão ter acompanhamento familiar nas consultas e exames.
ATENDIMENTO MÉDICO
Dias de Atendimento da Dra. Andressa
Segundas, terças e quintas-feiras: Dia todo
Sextas-feiras: Manhã
Nas duas últimas sextas-feiras do mês: Atendimento também à tarde com agendamento prévio.
CONSULTAS COM MÉDICOS ESPECIALISTAS: As consultas serão realizadas com agendamento, conforme liberações do sistema e todos serão comunicados via telefone ou presencial assim que for agendado a data. Qualquer dúvida, procure a Secretaria de Saúde para informações.
DENTISTA: Agendamento por telefone nas segundas-feiras, a partir das 07:45h.
FARMÁCIA: As liberações de medicações na farmácia da unidade, serão feitas somente com receituário atualizado. Quando necessitar de renovação, o paciente deverá se dirigir até a Unidade de Saúde para solicitar novo receituário antes que suas medicações acabem, para que não ocorram transtornos.
VACINAÇÃO: Para a realização das vacinas, é importante antes de se dirigir até a Unidade de Saúde, ligar para garantir que você tenha as informações sobre os horários de vacinação.
IMPORTANTE - COMBATE À DENGUE: Pedimos a compreensão e colaboração dos munícipes que estejam sempre em alerta, revisem seus quintais e eliminem todos os reservatórios que possam acumular água: Caixas com água da chuva, pneus, potes, garrafas, pratos de plantas...A dengue é um problema de todos. Faça a sua parte, não deixe o mosquito criar asas!
RECOLHIMENTO DO LIXO: A secretaria de saúde pede a colaboração da população do município, no que se refere ao correto descarte de lixo sanitário, doméstico, e eletrônico e demais materiais descartáveis. No perímetro urbano a coleta é realizada 3 vezes na semana. Comunidades do Interior 2 vezes semana.
Para a coleta de lixo a ser realizada no interior há um cronograma de recolhimento, amplamente divulgado pela administração municipal e agentes de saúde.
Sendo assim, pedimos a colaboração da população para que não façam a queima de lixo, já que a fumaça é toxica aos seres humanos e prejudicial ao meio ambiente, e não façam o descarte ao ar livre, pois podem contaminar lençóis freáticos e facilitar a proliferação de insetos e doenças.
Departamento de Assistência Social
- Grupos: Informamos que estamos realizando inscrições para aqueles que tiverem interesse em participar dos Grupos do CRAS. As inscrições estão sendo feitas de segunda a sexta-feira com Fabiane e são necessários documentos de Identidade e CPF. Dispomos de Grupos para PCDs, Crianças a partir dos 7 anos, Jovens e Mulheres.
- Celular do CRAS: O departamento de Assistência Social agora dispõe de um Celular (55) 999361269 para que você possa tirar dúvidas, consultar horários de funcionamento, confirmar presença dos técnicos no serviço para atendimento, além de questões relacionadas aos grupos. ATENÇÃO: Solicitação de benefícios, inscrições nos programas e grupos seguem sendo presencial.
- Carteirinha do Idoso: Para idosos com idade igual ou superior a 65 anos que tenham interesse na confecção/renovação da carteirinha, venham ao CRAS com os seguintes documentos: Carteira de identidade; Extrato da aposentadoria com o número do benefício (NB); uma foto 3x4 e o valor de R$ 25,00 para pagamento da taxa de confecção.
SECRETARIA DE OBRAS, TRANSPORTE, URBANISMO E TRÂNSITO
Na semana que passou, realizamos manutenções em trechos de estradas vicinais e algumas melhorias em propriedades rurais. Também foram prestados serviços com máquinas no empreendimento da MAXBEM e nas obras do MAUÁ FREE SHOP, reparos nas redes de água e atendimentos de contratos de serviços particulares aos produtores em várias localidades.
Recolhimento de Lixo
A Secretaria de Obras, Transportes, Urbanismo e Trânsito em conjunto com as Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente estão pedindo com urgência para que a população, principalmente da cidade faça de forma consciente a separação do lixo orgânico e seco e a destinação em horários pré-estabelecidos. A devida separação favorece o melhor destino do lixo, uma vez que a Cooperativa que realiza a separação está encontrando sérias dificuldades e descartando grande parte do lixo que poderia ter o correto destino, ou seja, a reciclagem. A matéria orgânica, pode ser usada em compostagem, da qual pode ser usada na jardinagem e como adubo.
Dias de Recolhimento
Segundas, quartas-feiras de tarde e sextas-feiras são recolhidos os Resíduos Orgânicos e rejeitos.
Nas quartas-feiras pela manhã é exclusivamente para lixo seco
Faça a sua parte, separe o lixo de forma consciente.
Assessoria de Planejamento
A questão do planejamento consiste em direcionar as ações para um futuro desejado. Para tanto, no município faz-se necessário inicialmente levantar, diagnosticar a realidade existente, para desenvolver estratégias para atingir os objetivos que são pretendidos pela administração e pela população.
Assim sendo, a Assessoria de Planejamento está trabalhando no levantamento dos projetos em andamento e no encaminhamento das demandas para complementação dos mesmos para angariar recursos da esfera estadual e federal para o município.
O município possui projetos no orçamento do estado que datam de 2018, 2019 e demais exercícios, os quais estão sendo adequados junto aos setores competentes para a verificação da possibilidade do ingresso das receitas nos cofres do município. Outros projetos com sua execução inconclusa, que da mesma forma estão sendo atualizados para a execução e conclusão das obras.