INFORMATIVO 16 DE JUNHO DE 2024


  • Descrição:

    INFORMATIVO DO MUNICÍPIO DE PORTO MAUÁ – 16 de junho de 2024

     

    PAVIMENTAÇÃO NA CIDADE E INTERIOR

     

    Durante a semana foram realizadas mais uma etapa da pavimentação na sede do Município. Foram investidos R$ 1.130.986,86 na pavimentação das Ruas Borges de Medeiros, Gregório Bondarenco, Ernesto Zamberlan, R-2 em frente a Srª Maria Gasparetto, Eduardo Wolf, Alcir Barcellos, Rua da Ilha e Avenida Cristóvão Colombo.

     

    Já está em fase de processo licitatório a primeira etapa de pavimentação no interior do Município, da qual será investido nesta etapa nas comunidades de São José do Mauá e Reservado do Mauá, bem como na quarta pista da Rua Almirante Barroso, próximo ao Free Shop comum investimento de quase R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais)

     

    Ainda, já estão em fase de finalização de licitação as Ruas Navegantes e Almirante Barroso, entre a rótula e o Free Shop, com a emenda do Senador Luiz Carlos Heinze, totalizando mais de R$ 500.000,00 nesta etapa.

     

    Já estão em fase de licitação as localidades de Itajubá, Volta Grande e Três Bocas, perfazendo um investimento de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais).

     

    Estes investimentos beneficiam consideravelmente a cidade e o interior, levando qualidade de vida a todos.

     

    DEFESA CIVIL – CHUVAS INTENSAS E ENCHENTES

    Durante a semana presenciamos uma das maiores desastres, com chuvas, vendavais, desmoronamentos, danos irreversíveis no Estado do Rio Grande do Sul, causando sérios problemas em todos as regiões. Nosso Município não foi diferente. Além das chuvas intensas, com destruição de várias ruas e acessos comunitários, no deparamos com a Enchente. Salientamos que todas as Secretarias e Departamentos estão realizando todos os atendimentos e necessários a toda população, na cidade e interior.

     

    CAMPANHA RECOLHIMENTO DONATIVOS – SOS ENCHENTES

    Durante a semana, a Coordenação da Defesa Civil Municipal, com a ajuda de Servidores Públicos, Câmara Municipal de Vereadores, Voluntários e Empresas situadas no município, realizou a Campanha SOS Enchentes. Estão sendo recolhidos diversos materiais, principalmente, Alimentos, Colchões, Água e Roupas de Cama. Alguns pontos de recolhimento são a Prefeitura Municipal, Cotrirosa São José e Marina Mauá. Qualquer ajuda é bem-vinda e muito necessária para ajudar diversas pessoas e famílias do nosso Estado.

     

    URGENTE

    COMBATE À DENGUE

    A Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Social COMUNICA A TODOS OS MUNÍCIPES que está ocorrendo uma série de casos de Dengue em nosso Município. Já foram reunidos esforços da Equipe Técnica em todas as Localidades e sede do Município, com identificação e fiscalização de Pontos críticos, fumacê em ruas e avenidas, higienização de bocas de lobo com material compatível para o correto combate ao mosquito. Mas todo o esforço público é parte do processo de controle. É necessário que os moradores façam sua parte para            evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, Chikungunya e do Zika Vírus, eliminando os criadouros do inseto, adotando algumas medidas simples para evitar os focos deste mosquito, realizando a remoção das folhas e galhos das calhas; colocando areia nos vasos das plantas onde acumula água; armazenando os pneus em lugar fechado ou fazendo furos nos pneus velhos, e além de trocar a água em bebedouros de animais, é necessário lavá-los com esponja para remover os ovos e larvas que se mantem fixas nos recipientes. Importante evitar locais que estejam com proliferação de Dengue, principalmente em locais de aglomeração e trânsito intenso de pessoas.

    Faça a sua parte, não deixe o mosquito criar asas!

     

    RECOLHIMENTO DE LIXO

    A Secretaria de Obras, Transportes, Urbanismo e Trânsito em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente estão pedindo com urgência para que a população, principalmente da cidade faça de forma consciente a separação do lixo orgânico e seco e a destinação em horários pré-estabelecidos. Com a devida separação favorece o melhor destino do lixo, uma vez que a Cooperativa que realiza a separação está encontrando sérias dificuldades e descartando grande parte do lixo que poderia ter o correto destino, ou seja, a reciclagem. A matéria orgânica, pode ser usada em compostagem, da qual pode ser usada na jardinagem e como adubo.

     

    Dias de Recolhimento

    Segundas, quartas-feiras de tarde e sextas feiras são os dias de recolhimento dos Resíduos Orgânicos e rejeitos.

    Nas quartas-feiras de manhã, o recolhimento é exclusivamente para lixo seco.

     

    Faça a sua parte, separe o lixo de forma consciente.

     

    RECOLHIMENTO DO LIXO NO INTERIOR: dias 08 e 09 de julho de 2024.

     

     

    SECRETARIA DE SAÚDE E DESENVOLVIMENTO SOCIAL

     

    Os horários de atendimento da Unidade de Saúde:

    Manhã: 07:45 às 11:45 e Tarde: 13:00 às 17:00

                                                      

                                                        

    CONSULTAS

    As consultas na Unidade de Saúde, serão por critério de avaliação da equipe de enfermagem nos primeiros horários da manhã (07:45h) e da tarde (13:00h) onde farão o encaminhamento para atendimento ou agendamento.

             Pacientes IDOSOS deverão ter acompanhamento familiar nas consultas e exames.

       

    DENTISTA

    Agendamento por telefone nas segundas-feiras, a partir das 07:45h.

     

    ATENDIMENTO MÉDICO

     Horário de Atendimento da Dra. Andressa

    Segundas, terças e quintas-feiras: Dia todo

    Sextas-feiras: Manhã

    Nas duas últimas sextas-feiras do mês: Atendimento também à tarde para casos específicos

    Horário de Atendimento do Dr. João Carlos

    Segundas-feiras: Não há atendimento pela manhã

    Terças-feiras: Tarde reservada para emissão de receitas e ESF.

    Outros dias da semana: Prestará atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS)

                                            Participará de grupos formados na Atenção Básica

                                             Realizará visitas domiciliares

     

    Os atendimentos médicos e odontológicos realizados na Unidade de Saúde de Campo Alegre, acontecerão nas quintas-feiras.

                                                                   

    VACINAÇÃO

    Para a realização das vacinas, é importante antes de se dirigir até a Unidade de Saúde, ligar para garantir que você tenha as informações sobre os horários de vacinação.

               Informamos que no dia 26 de junho, as técnicas e enfermeiras estarão em treinamento para a sala de vacina.

     

    IMPORTANTE - COMBATE À DENGUE

    Pedimos a compreensão e colaboração dos munícipes neste momento, em que o país e o Estado vivem esta epidemia de dengue. Revisem seus quintais e eliminem todos os reservatórios que possam acumular água: Caixas com água da chuva, pneus, potes, garrafas, pratos de plantas...A dengue é um problema de todos. Faça a sua parte, não deixe o mosquito criar asas!

     

     

    ORIENTAÇÕES

     A secretaria de saúde vem através deste, pedir a colaboração da população do município, no que se refere ao correto descarte de lixo sanitário, doméstico, e eletrônico e demais materiais descartáveis.

     No perímetro urbano a coleta é realizada 3x na semana.

     No interior existe um cronograma de recolhimento, amplamente divulgado pela administração municipal e agentes de saúde, sendo assim, pedimos a colaboração da população para que não façam a queima de lixo, já que a fumaça é toxica aos seres humanos e prejudicial ao meio ambiente, e não façam o descarte ao ar livre, pois podem contaminar lençóis freáticos e facilitar a proliferação de insetos e doenças.

     

     

    DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

     

    Atendimentos com Programa Bolsa Família e Cadastro Único: Comunicamos a todos os beneficiários que os atendimentos para esta finalidade são realizados somente nas terças e quintas-feiras. Portanto pedimos que compareçam somente nestes dias para este atendimento. Salientamos também que não podemos atender ou atualizar o cadastro por telefone, o responsável familiar tem que comparecer presencialmente com as documentações necessárias para atendimento.

     

    Atenção !!!

    INFORME CADASTRO ÚNICO

    Mensagens de atualização do Cadastro Único pela internet são tentativas de GOLPE.

    A inscrição e atualização no Cadastro Único são feitas exclusivamente de forma presencial, pelos municípios.

    Inscritos no Cadastro Único e beneficiários do Programa Bolsa Família têm recebido mensagens FALSAS para atualização dos dados por meio de links enviados por SMS ou mensagens de WhatsApp.

    A Secretaria de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único NÂO envia links para atualização cadastral. A inscrição e atualização no Cadastro Único são feitas exclusivamente de forma presencial, nos municípios em que as famílias residem.

    As mensagens falsas informam que, caso o cidadão não atualize o Cadastro Único pela internet, corre o risco de perder os benefícios sociais do governo federal, estadual ou municipal.

    Normalmente, o remetente se passa por órgãos como os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). As mensagens suspeitas podem ser denunciadas no Disque Social 121.

     

    Carteirinha do Idoso: Para idosos com idade igual ou superior a 65 anos que tenham interesse na confecção/renovação da carteirinha, venham ao CRAS com os seguintes documentos: Carteira de identidade; Extrato da aposentadoria com o número do benefício (NB); uma foto 3x4 e o valor de R$ 25,00 para pagamento da taxa de confecção.

     

     

    SECRETARIA DE AGRICULTURA

     

    Bloco para resumo: quando o seu bloco estiver com todas as notas preenchidas, deverá ser levado na Secretaria da Agricultura para realizar o resumo do mesmo, para isto ocorrer, deverá conter todas as respectivas contra notas. Para retirada de bloco novo, é obrigatório apresentar o bloco que havia sido retirado anteriormente, caso não efetuar a entrega deste no prazo de 90 dias, haverá o cancelamento da emissão de novos talonários, causando transtornos indesejáveis, pois os blocos estão levando em torno de 30 dias para chegarem, portanto, mantenha em dia os seus blocos e o cadastro do bloco.

     

    Alteração cadastral: o produtor rural que tiver seus dados cadastrais alterados ou encerrar suas atividades é obrigado a formalizar a ocorrência no prazo de 30 dias do evento, conforme instruções da Receita Estadual. Exemplos: um produtor rural que compra ou vende terras deverá atualizar o seu cadastro, quando vencer contrato de arrendamento ou de parceria agrícola, também deverá atualizar o cadastro, junto à Secretaria de Agricultura.

     

    Alerta para produtores que fizeram cadastro de produtor rural através de contrato: após a informatização, todo cadastro de produtor rural que foi feito através de contrato de arrendamento ou parceria agrícola, deverá cuidar a data do vencimento do contrato, pois caso o contrato estiver vencido e não for apresentado um novo contrato, automaticamente haverá o cancelamento do cadastro, ou seja, perderá esta inscrição e deverá apresentar novamente toda documentação exigida para um cadastro, para abrir uma nova inscrição estadual.

     

    Contratos para serviços de máquinas: para facilitar aos munícipes, os contratos para qualquer tipo de máquina, poderão ser realizados na Secretaria de Agricultura.

     

    Última reserva de Mudas frutíferas: está aberta a última reserva de mudas frutíferas, o último prazo encerra dia 05 de julho.

     

     

    JUNTA MILITAR

     

    Encerrando prazo do Alistamento Militar: no dia 28 de junho encerra o alistamento militar, portanto, jovem, se você completou ou irá completar 18 anos neste ano de 2024, ou seja, nasceu no ano de 2006, compareça à Junta Militar munido da Carteira de Identidade e CPF, também poderá ser feito em qualquer computador ou celular que tenha internet, pelo site www.alistamento.eb.mil.br O alistamento na Junta Militar de Porto Mauá é efetuado de segunda a sexta-feira, em horário de expediente, não esqueça, o alistamento 2024 encerra dia 28 de junho.

     

    INSPETORIA VETERINÁRIA

     

    Prazo para dar entrada da GTA: todo o produtor rural que adquirir animais, terá prazo máximo de 30 dias para dar entrada destes animais na sua propriedade. Quando do recebimento de animais, não importando a espécie, a GTA deverá ser apresentada na Inspetoria de destino para confirmação do recebimento dos animais, para retirada de pendência.

    Caso não seja retirada a pendência da GTA em 30 dias do vencimento da mesma, ocorrerá o bloqueio automático da movimentação sendo o produtor passível de infração conforme Artigo 18, inciso IX do Decreto Estadual 52.434/2015 com penalidade no Art. 35 de advertência ou multa (inciso I ou II). Da mesma forma deve ser informado caso não tenha sido feito o trânsito para poder ser estornado e o saldo de animais retornar a origem no sistema.

     

    Vacina da Brucelose e teste da Tuberculose: os produtores de bovinos de leite e de corte, que tiverem terneiras, com idade de 3 a 8 meses, deverão vacinar estes animais para Brucelose, além de fazer teste de Tuberculose e Brucelose (vacas para venda). Quem não manter em dia, não conseguirá realizar vendas ou compras de bovinos até a sua regularização, ou seja, não terá direito a emissão da GTA – Guia de Trânsito Animal.

     

    Prorrogado prazo da Declaração Anual de Rebanho Obrigatória: foi prorrogado até o dia 31 de julho a Declaração Anual de Rebanho Obrigatória.

     

    FESTA DO PADROEIRO SANTO ANTÔNIO – COMUNIDADE DE ITAJUBÁ

          A Comunidade Santo Antônio de Itajubá, Porto Mauá, convida a comunidade e o público em geral para participar da festa do padroeiro no domingo, dia 16 de junho de 2024, com missa na parte da manhã, almoço ao meio dia, reunião dançante na parte da tarde e sorteio da Ação entre Amigos.

    Convide sua família e seus amigos e venha participar desta grande Festa.!!! A Comunidade agradece!!!