INFORMATIVO 15 DE FEVEREIRO DE 2020
Descrição:
INFORMATIVO DO MUNICÍPIO DE PORTO MAUÁ
UM GOVERNO DE RECONSTRUÇÃO
15 DE FEVEREIRO DE 2020
SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS:
Semana do Município de Porto Mauá: A Administração Municipal de Porto Mauá, através de suas Secretarias, está nos preparativos para a realização da Semana do Município, que transcorrerá de 13 a 22 de março de 2020, em comemoração aos 28 anos de Emancipação Político Administrativa; Já podemos divulgar a programação:
13 De Março– Sexta - Feira
Comunidade de Sete de Setembro:
20h00: Filó Italiano e Abertura Oficial da Programação Alusiva aos 28 Anos de Emancipação Político Administrativa;
14 De Março – Sábado
Rio Uruguai:
8h00: Mutirão de Coleta de Lixo nas margens do Rio Uruguai, pela Associação e Colônia de Pescadores, Servidores Públicos, EMATER, Cotrirosa, Associações de Balneários e outros;
Parque de Eventos:
8h00: Rodeio Crioulo do Piquete XV de Novembro;
15 De Março – Domingo
Parque de Eventos:
08h00: Rodeio Crioulo do Piquete XV de Novembro ;
Orla do Rio Uruguai:
08h00min: 4º Encontro de Veículos Antigos de Porto Mauá;
16 De Março - Segunda-Feira:
Pavilhão da Festa dos Navegantes:
9h30min às 17h30min: Dia da Cidadania
- Brinquedos Infláveis;
- Oficinas com Profissionais da Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Social;
- Dinâmicas, Pinturas Faciais e Gincanas com Profissionais do CRAS;
14h00 às 17h30min - Corte de Cabelo, Pintura de Unhas, Maquiagem e Massagem com Profissionais do SENAC;
17 de Março - Terça-Feira:
Centro Municipal de Ensino Fundamental:
08: 00: Apresentação de Projeto sobre o Município, pelos alunos;
Clube recreativo Visconde do Mauá:
20h00: Palestra Motivacional para o Comércio local, com a Palestrante: Joseane Roque, do “Instituto Permita Ser”.
18 De Março - Quarta –Feira
Obras da Cidade:
9h00 – Inaugurações de Obras Públicas.
19 de Março - Quinta-Feira
Largo da Prefeitura:
09h00: Exposição de Artesanato;
20 de Março - Sexta-Feira
Pavilhão da Festa dos Navegantes:
Homenagem a Porto Mauá
8h00min:- Mateada
09h30min: Abertura do 33° Encontro das Trabalhadoras Rurais de Tuparendi e Porto Mauá;
10h00: Palestra com o professor Juscelino F. Gonçalves, com o tema “A Importância da Mulher na Propriedade Rural, na Empresa e na Família”;
12h00: Almoço (Galeto, Arroz, Massa, Pão, Cuca e Saladas Diversas) R$ 15,00 o cartão;
14h30min às 18h00min: Tarde Festiva com Reunião Dançante; Animação Adriano Costa e Cia:
Obs. No dia 20, haverá transporte saindo dos locais de costume às 8h00min da manhã, ao meio dia e retornando às 18h00min.
21 de Março - Sábado:
Parque de Eventos:
14h00 : Treinos livres e Eliminatórias da Copa Ventura de Velocross;
22 de Março – Domingo:
Parque de Eventos:
08h00 : Treinos livres e Eliminatórias da Copa Ventura de Velocross;
14h00 : Copa Ventura de Velocross.
Campeonato Municipal de Bochas: Resultados da 10ª rodada da edição de verão do campeonato municipal de bochas de Porto Mauá, realizado no último sábado, dia 08 de fevereiro: São João 01 x 02 Juventus; São Jorge 02 x 01 Cancha do Papel; Itajubá 02 x 01 Campo Alegre e Sete de Setembro 02 x 01 Nacional do Reservado Mauá. Terminada a primeira fase, a classificação ficou da seguinte forma: Chave 01: Juventus 18 vitórias, Cancha do Papel 15; São Jorge 12; São João 09 e Cancha do Zé com 06. Chave 02: Sete de Setembro 13 vitórias; Itajubá 09; Nacional do Reservado 08 e Campo Alegre 06. Neste sábado, a partir das 14:00 horas, serão realizados os jogos de ida das semifinais, onde se enfrentarão: em São Jorge do Mauá, Juventus x Itajubá e na Cancha do Papel, Cancha do Papel x Sete de Setembro.
SECRETARIA DE OBRAS, TRANSPORTES, URBANISMO E TRÂNSITO:
Melhoria no Porto de embarque e desembarque de barcos: Nesta quarta-feira 12 de fevereiro foi realizada obra de concretagem de 200m² no porto de embarque e desembarque de barcos e Jet Skis de Porto Mauá. Tendo em vista o baixo nível do Rio Uruguai nesta época, a Administração Municipal através da Secretaria de Obras e da empresa contratada para tal finalidade, realizaram o serviço de preparação da base, colocação de 30 malhas de aço e aproximadamente 20m³ de concreto Usinado, com 10 cm de espessura. A melhoria foi necessária pela dificuldade que os usuários do porto tinham com seus veículos ao colocarem e retirarem seus barcos e Jet Skis do Rio, devido à irregularidade do solo causada pela força da maré. A Obra teve um valor total de R$ 9.140.00, entre material e mão de obra.
Foi realizado o patrolamento, com limpeza de estada, cascalhamento e compactação em entradas na localidade da Reservinha em direção a São José do Mauá; que serão concluídas na próxima semana. Na oportunidade, foram também realizados os serviços de melhorias na Propriedade do senhor Sadi Jacoboski.
Foi realizado o patrolamento e compactação em estrada vicinal em São João do Mauá em estrada de acesso dos Stochero. E Campo Alegre em estrada vicinal da travessa dos DallPai, que liga a comunidade do Sete de Setembro. Foi igualmente realizado serviços de melhorias, em conjunto com a Secretaria da Agricultura, em pátio do chiqueirão, na propriedade do Sr Ricardo Vanzella; Na próxima semana, serão realizadas as melhorias visando o transporte escolar e o escoamento da produção agrícola, nas estradas vicinais da Travessa dos Merlugo, e do Sete de Setembro.
SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE:
Nesta semana a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, se ateve intensamente em finalizar o plantio de milho dos agricultores que haviam realizado contrato prévio, também foram realizados cortes de feno em 4 propriedades, os quais deverão ser enfardados entre sábado e segunda feira, além de realizar serviços de retro-escavadeira em algumas propriedades rurais e pulverizado pomares em duas propriedades.
Parque das Nativas: Nas últimas semanas também foi intensificado a manutenção, do Pátio das árvores Nativas, situado na entrada da cidade, local onde foram plantadas na primeira etapa, no inverno passado 700 mudas, agora a segunda etapa é realizar o cercamento do local e no inverno próximo, realizar o plantio de mais 800 mudas.
Revisão anual de bloco de produtor: iniciou a revisão anual dos blocos de produtor rural, junto à Secretaria da Agricultura. Faça de nossa agricultura uma força para o progresso de nosso município, você também é responsável, dê a sua contribuição, colabore ajudando a administrar o seu município. A não apresentação dos blocos implicará no cancelamento da sua inscrição de produtor rural. Desde o ano de 2009, já houve mais de 500 cancelamentos de inscrições. A não apresentação poderá causar a exclusão de qualquer benefício municipal, tais como: troca-troca de adubo e uréia, serviços de ensiladeira, plantio de milho, visitas de técnico agrícola, entre outros benefícios. Para revisão anual é necessário que estejam no bloco todas as notas e contra notas emitidas no ano de 2019, deverão ser apresentados todos os blocos que estejam em uso. Os blocos completos, ou seja, que já estejam com o resumo feito, não precisará ser apresentado.
Bloco para resumo: quando o seu bloco estiver com todas as notas preenchidas, deverá ser levado na Secretaria da Agricultura para realizar o resumo do mesmo, para isto ocorrer, deverá conter todas as respectivas contra notas. Para retirada de bloco novo, é obrigatório apresentar o bloco que havia sido retirado anteriormente, caso não efetuar a entrega deste no prazo de 90 dias, haverá o cancelamento da emissão de novos talonários, causando transtornos indesejáveis, pois os blocos estão levando em torno de 25 dias para chegarem, com a venda da Gráfica pelo governo Estadual, os blocos agora são impressos em São Paulo, conseqüentemente levando mais tempo para a sua chegada, portanto, mantenha em dia os seus blocos e cadastro de bloco
Regras para produtores que possuem bloco através de contrato: após a informatização, todo cadastro de produtor rural que foi feito através de contrato de arrendamento ou parceria agrícola, deverá cuidar a data do vencimento do contrato, pois caso o contrato estiver vencido e não for apresentado um novo contrato, automaticamente haverá o cancelamento do cadastro, ou seja, perderá a inscrição. Com o cancelamento automático da inscrição estadual, o produtor deverá apresentar novamente toda documentação exigida para abrir um novo cadastro, além de apresentar o bloco de produtor que está sendo usado
Reserva de alevinos: está aberta a reserva de alevinos, junto à Secretaria de Agricultura. Estão disponíveis todas as variedades, tais como: carpas (capim, cabeça-grande, prateada, húngara espelho e húngara escamada), piava, pacu, jundiá, carpa colorida, grumatâ, tilápia, surubi, dourado, piracanjuba, trairão e cascudo. Os preços variam de R$ 0,31 a R$ 8,50, de acordo com a espécie. A próxima remessa virá 10 de Março, às 8h30min. Os pedidos deverão ser realizados até dia 06 de março.
SECRETARIA DE SAUDE E DESENVOLVIMENTO SOCIAL:
CAMPANHA DE VACINAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DA CARTEIRA DE VACINA: Durante este sábado, dia 15 de fevereiro, das 8 às 17horas, haverá intensa Campanha de Vacinação, com conferência da situação vacinal da população de 6 meses a 59 anos, onde está sendo ofertado vacinas contra: SARAMPO, FEBRE AMARELA e HPV. Solicitamos a toda população, que compareçam junto a Unidade de Saúde de Porto Mauá, munidos da carteira de vacina.
DOCUMENTOS: O cartão SUS é um instrumento que tem a finalidade de identificação dos usuários do Sistema Único de Saúde, para aprimorar a qualidade dos processos de trabalho, viabilizando a utilização adequada de informações no planejamento, acompanhamento e avaliação da atenção à saúde, para um atendimento de qualidade. Portanto, orientamos a população para que tenha consigo documento de identidade e cartão SUS ao buscar atendimento na Unidade Básica e Saúde do Município.
AVISO IMPORTANTE: tendo em vista o início do período de férias dos servidores, e recomposição de equipes, informamos que estaremos trabalhando com equipe técnica reduzida, porém mantendo todos os atendimentos, sem afetar a população.
RETIRADA DE REMÉDIOS CONTROLADOS:, serão entregues somente pela farmacêutica, na Unidade Básica de Saúde.
ATENDIMENTO MÉDICO: O hospital de Tuparendi está atendendo a demanda do Município, a fim de garantir atendimento a população. Tão logo esteja regularizado o quadro o atendimento voltará a normalidade, na Unidade de saúde.
RENOVAÇÂO DE RECEITUÁRIO MÈDICO: Para remédios controlados entregues na Farmácia básica, solicitar junto à Unidade de Saúde encaminhamento da renovação.
ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO:
SEDE: Com a Dentista Mariana e Dentista Marisa.
CAMPO ALEGRE: Terças a tarde, com a Dentista Mariana, com agendamento prévio.
GRUPOS MAIS SAÚDE: no dia 20 de fevereiro, das 9h as 10h na comunidade de Campo Alegre, com Nutricionista e Fisioterapeuta.
DENGUE: ALERTAMOS a todos sobre a adoção de medidas simples que podem contribuir para a prevenção da dengue. Dentre tantas, podemos citar algumas: remova folhas e galhos das calhas; coloque areia nos vasos das plantas onde acumula água; faça furos nos pneus velhos ou os armazene em lugar fechado, não basta trocar a água em bebedouros de animais, é necessário lavá-los com esponja para remover os ovos e larvas que se mantem fixas nos recipientes. Se essas medidas forem adotadas podemos evitar os focos do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, Chikungunya e do Zika Vírus.
ATENÇÃO: Com a chegada do verão aumentos os problemas, como baratas, ratos e escorpiões. Solicitamos que redobrem os cuidados, não deixando lixo exposto, entulhos, ralos desprotegidos, acúmulo de restos de comida, pois isso atrai pragas e insetos, causando transtornos a população.
Quem tiver exames para, favor fazer a retiradas na Unidade de Saúde (posto de Saúde).
DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL:
Sistema de Cadastro único estará indisponível nos dias 18 e 19 de fevereiro:
A Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (SAGI) informa que, próxima terça feira (18) e quarta-feira (19), o Sistema de Cadastro Único ficará indisponível para extração mensal da base do Cadastro Único a ser realizada pela Caixa Econômica Federal (Caixa). A partir de quinta- feira (20), o sistema funcionara normalmente.
Atendimento com a Assistente Social: Comunicamos a todos que os atendimentos com a assistente social acontecem todas as segundas e quintas- feiras. Portanto pedimos que se possível compareçam nestes dias para os atendimentos. Salientamos que nos outros dias serão realizadas visitas domiciliares, judiciário, reuniões e demais assuntos burocráticos.
Escolinha de Futebol: Comunicamos a todos que as atividades de esporte retornam na próxima terça-feira dia 18/02/2020. Salientamos que as atividades de esporte com o professor Jaime acontecem todas as terças e quintas- feiras no turno inverso da aula.
Projeto Incluir (PCDS) - Comunicamos aos pais ou responsáveis dos alunos do Projeto Incluir que as aulas retornam em março nas quartas e sexta-feira no turno da tarde.
Carteirinha do Idoso: Comunicamos aos idosos acima de 65 anos com renda não superior a dois salários mínimos e com o Cadastro Único atualizado que tem interesse em adquirir a carteirinha do idoso para transporte interestadual que compareçam ao CRAS nas terças e quintas-feiras para solicitar a sua.
Orientação sobre o BPC- Beneficio de Prestação continuada: Este auxilio destina-se a pessoas com mais de 65 anos ou pessoas com Deficiência cuja renda familiar seja inferior a R$ 250,00 por pessoa da família. O CRAS esta a disposição para maiores informações e encaminhamentos para esclarecer as duvidas.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA:
Início do Ano Letivo 2020 : Informamos aos pais e alunos que o início das atividades do ano letivo 2020 na Unidade Municipal de Ensino Fundamental Frei Caneca e Escola Estadual de Ensino Médio Almirante Tamandaré será no dia 19/02/2020.
Os horários de aula das escolas municipais e estadual sofrerem mudanças, passando a funcionar da seguinte forma: Manhã: 7h45min as 11h45min, Tarde: 13h20min as 17h20min, portanto o transporte escolar também terá alterações.
Maiores informações sobre horários e turnos, entrar em contato com a escola em que o aluno está matriculado.
Auxílio Transporte 2020
Informamos aos alunos interessados em receber o auxílio transporte no ano de 2020, que devem comparecer na Secretaria de Educação com os seguintes documentos:
RG, CPF , Título de eleitor, Comprovante de residência ,Atestado de matrícula.