Turismo e Integração com a Natureza

tur1A beleza natural, a cultura peculiar de seus habitantes e as boas condições para a pesca, transforma Por to Mauá num dos principais pontos turísticos da região da Grande Santa Rosa. Ao contrário das cidades balneárias, limitadas pela sazonalidade, Mauá mantém um fluxo turístico permanentemente ao longo do ano. Quer pela visitação dos pescadores, ou pela passagem de turistas. Especialmente no verão, o município dobra sua população com a chegada dos proprietários de casas de veraneio em seus diversos balneários localizados ao longo do rio Uruguai.tur2

Na sede do município é possível aprovei tar as belezas do rio. Uma infra-estruturaa na Ilha do Jacaré, garante lazer em um espaço privilegiado. A Trilha Ecológica de Três Bocas, idealizada em 1998 para conter o êxodo rural da localidade, já foi premiado a nível estadual e federal como um dos 50 melhores projetos executados à nível de Brasil numa parceria entre Emater, Governo Municipal e comunidade. Nela, os próprios moradores da comunidade ser vem como monitores turísticos, levando os visitantes por um caminho mata à dentro, apresentando todos os tipos de vegetação, sua função e origem, os animais, as belezas naturais, as histórias e as lendas da localidade, culminando com a belíssima vista do Rio Uruguai nos mirantes da comunidade.

Áreas de CampingAs águas do Rio Uruguai têm sido uma atração irresistível para os visitantes, que além da pesca e dos passeios a barco, podem apreciar as festas típicas do município.O turismo ecológico encontra seu ponto ideal em Porto Mauá, que oferece muitas áreas verdes  nas margens do rio e uma ilha com camping.

Banhado pelo rio Uruguai, que recebe os rios Santa Rosa e Santo Cristo como principais afluentes dentro de nosso Município. Além disso, o nosso Município ainda é banhado por uma série de riachos e arroios, desaguando todos eles em afluentes do rio Uruguai. A altitude de Porto Mauá varia entre cento e vinte metros nas margens do rio Uruguai e duzentos e noventa e setetur4 metros no morro de Volta Grande. A cobertura vegetal nosso Município era formada pela mata subtropical, mas com a expansão agrícola foi devastada, restando hoje uma mata nativa mais reduzida, mas que gradativamente está sendo reposta.O dia 20 de março é a data magna do município. Anualmente é organizada a Semana do Município com exposições, competições náuticas, bailes e o Festival do Cascudo, valorizando a gastronomia do peixe.

Crianças banhando-se próximo a ilhaEstá no turismo uma das propostas mais agressivas do município, utilizando-se da presença do rio Uruguai como fonte inesgotável para a realização de competições aquáticas. O caminho sinuoso do rio Uruguai entre as terras de Brasil e Argentina, as matas densas nas margens, e até uma ilha com área de camping, fazem a visita ao município ser uma experiência naturalmente agradável. Os apreciadores do turismo ecológico se encontram em Porto Mauá. O crescer a passos largos, desencadeou a necessidade de infra-estrutura adequada, portanto, o Município necessita urgentemente de investimentos na qualidade hoteleira e de hospedagem.